sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jesus restaura o caído

09.11.2012
A Pastora pregou extraordinariamente sobre a vida do apóstolo Pedro e explicou o processo de cura usado por Jesus com este discípulo.
Ela fez algumas observações relevantes acerca de Pedro: ele foi o 1º apóstolo a ser chamado por Jesus, foi o 1º apóstolo a tomar a decisão de deixar tudo e seguir Jesus, inclusive deixando a família, e que Pedro fez parte do círculo íntimo de Jesus.
Pedro tinha fé total em Jesus e por isso afirmou com convicção que morreria por Ele, se fosse necessário, porém ele fez o contrário, negou Jesus por 3 vezes, como descrito na passagem de João 18:15-26. Nota-se que Pedro chorou amargamente quando lembrou do que Ele havia lhe falado (Mateus 26:69-75). Após a negação, Pedro se perguntava se Jesus o perdoaria. Aqui está a diferença entre a traição de Judas Iscariotes e a traição de Pedro: Pedro não perdeu o temor ao Senhor. Após negar a Jesus, o que mais importava para Pedro era saber se Ele o perdoaria. A culpa mata, mas se gerar arrependimento ela pode salvar!
Pedro almejava tanto encontrar Jesus, que, após ouvir de Maria Madalena, Joana, e Maria, mãe de Tiago, que Jesus havia ressuscitado, ele correu até o sepulcro ao encontro de Jesus, mas só encontrou lençóis. (Lucas 24:10-12)
Marcos 16:5-7 mostra que apareceu um anjo dizendo para avisar aos discípulos e a Pedro que Jesus havia ressuscitado e os encontraria na Galiléia. Este foi o encontro que Pedro esperava ter com Jesus. João 21:15-17 descreve o processo de cura de Pedro. Jesus tomando a decisão de curar as memórias de Pedro, prepara a cena para conversar com Pedro. A queda do apóstolo havia sido ao redor de uma fogueira. Jesus, então, arma na praia a mesma cena. Jesus chamou Pedro para conversar e o levou ao mesmo ambiente em que ele havia O negado por 3 vezes, fazendo-o declarar seu amor a Ele o mesmo número de vezes que O negou. Jesus fez 3 perguntas a Pedro que fizeram-no refletir sobre qual o amor que ele sentia por Jesus. No grego, existem 3 palavras que representam diferentes tipos de amor: eros, ágape e phileo. O amor "eros" está relacionado à atração de um homem por uma mulher e de uma mulher por um homem; o amor "phileo" refere-se a um amor fraternal (entre irmãos); e o amor "ágape" refere-se a um amor incondicional. Nas três perguntas que Jesus fez a Pedro, foram usados diferentes verbos no texto original do Novo Testamento escrito em grego. Jesus fez a primeira pergunta referindo-se ao amor "ágape", mas Pedro respondeu que o amava com um amor "phileo". Na segunda pergunta, aconteceu o mesmo. Então, Jesus resolveu falar na mesma linguagem de Pedro e fez a terceira pergunta referindo-se a um amor "phileo" e recebe de Pedro a resposta de que O amava com um amor "phileo", ou seja, um amor fraternal. As três perguntas de Jesus a Pedro fizeram com que o discípulo refletisse profundamente sobre qual amor tinha pelo Seu Mestre, aquele pelo qual jurou que morreria se fosse necessário. Jesus quis não apenas restaurar o coração de Pedro, mas também curar suas memórias amargas. O Senhor se interessa não apenas pelas nossas convicções, mas, também, pelos nossos sentimentos. Jesus restaura não apenas a vida espiritual de Pedro, mas, também, o seu ministério como apóstolo e seu trabalho como pastor do rebanho. Pedro pensando ser mais forte do que os outros, tornou-se mais fraco. Sua autoestima estava no pó. Ele se sentia o pior dos homens. Jesus, então vem a ele, não para esmagá-lo, mas preparou uma refeição (pão e peixe, que simbolizam a VIDA) para acompanhar a conversa com perguntas endereçadas ao coração.
“Não há cura sem dor e sofrimento”, afirmou a Pastora.
Esse encontro mudou a vida de Pedro para sempre, pois, a partir dessa confrontação, ele nunca mais deixou de amar Jesus verdadeiramente, com o mesmo amor que Ele nos amou, um amor incondicional capaz de dar a sua própria vida por nós. Prova disso são suas atitudes relatadas no livro de Atos dos Apóstolos.
A Pastora deixa, após esta emocionante pregação, a seguinte afirmação: Deus é bom e misericordioso, ainda que vacilemos. Jesus dirá ainda assim para apascentarmos as suas ovelhas. Ele te perdoará e te restaurará, ainda que pequemos contra Ele. Jesus quer apenas que nós O amamos, assim como nos amou: incondicionalmente!!!

Um comentário:

  1. Esse encontro mudou à Pedro de tal maneira que sua morte foi como aquela que ele no momento da negação temia; morte de cruz, Pedro morreu crucificado também, a mando de Nero, em Roma. Alguns historiadores afirmam que Pedro pediu a Nero que o crucificassem de cabeça para baixo!

    ResponderExcluir