terça-feira, 4 de setembro de 2012

Obediência X Conveniência

02.09.12
 
No culto deste domingo, a Pastora Raquel demonstrou sabiamente a diferença entre Obediência e Conveniência, contextualizada no livro de Jonas, que era um profeta verdadeiro, disciplinado e justo, porém um homem conveniente.
Conveniência é o que você pensa que é proveitoso e conveniente para você. Aqui é uma questão de escolha. Já, obediência, você não faz sua vontade, mas a de Deus. Em todo ato de obediência é necessário o sacrifício, porque tem que haver esforço e a busca de novos atributos. Obedecer é fazer o que lhe foi mandado independente do que você acha.
Jonas 1:1-17 - A Pastora alertou que a desobediência põe em risco todos aqueles que estão comprometidos com o que foi designado para você, assim como foi colocada em risco a vida de todos aqueles que estavam dentro daquele barco com Jonas. Quando em desobediência somos levados a tempos de reflexões, para que nos lembremos quem somos, de onde viemos, o que fazemos e a quem pertencemos (1:8). É preciso parar tudo e repensar as nossas atitudes e escolhas, uma vez que a desobediência gera calamidade, tempestade e enfermidade.
Jonas 3:1-4 - A Pastora, com muita unção, demonstrou o grande conflito interno que Jonas sentiu, ao receber a ordem de Deus para levar uma mensagem aos habitantes de Nínive. Aqui entra a CONVENIÊNCIA de Jonas, porque, por ser verdadeiro, ele não queria pregar para pessoas imorais, brutas e maldosas. Sua razão dizia que todos tinham que morrer.
Jonas 4:1 - Depois de obedecer à ordem de Deus, Jonas ficou descontente e desejou a morte, porque sabia que Deus se arrependeria.
Não faça como Jonas!! O que você pensa não é suficiente para encobrir a sua desobediência. Obedeça imediatamente a Deus, pois Ele sabe o que você viverá amanhã. Ele te conduzirá para a vida.
Ao final da pregação, a Pastora deixou a mensagem de Mateus 12:38, onde Jesus comprova o que Jonas viveu: “Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti. Jesus respondeu: Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas”. Nesta passagem, Jesus mostrou onde é o inferno (no centro da terra) e que, após Ele pregar por 3 dias e 3 noites lá, o inferno foi esvaziado, pois Ele resgatou e salvou todos aqueles que haviam morrido antes da vinda dEle.
Assim como Jonas sabia que Deus se arrependeria e perdoaria todos aqueles habitantes, porque eles se arrependeram de seus maus caminhos, assim também Deus sempre nos dará oportunidade de concertarmos nossos erros e nossa vida, se nós obedecermos a Ele.
Deus fará milagres na sua vida se você obedecê-lO, assim como fez com Jonas (Jonas 3:3-4).
Creia, assim como Jonas, que, apesar de Deus nos confrontar, Ele é um Pai misericordioso, que não nos abandona nunca, se preocupa e nos ama muito!!! Deus quer nos ver prósperos, felizes, abençoados, mas para isso precisamos consertar nossos maus caminhos e obedecê-lO. Ele sempre nos dará a chance de arrependimento e recomeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário