quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Contrato ou Aliança?

06.12.12
No culto de quinta, dia 06.12.12, a pastora Raquel, muito usada por Deus, explicou a a diferença entre Contrato e Aliança. CONTRATO é um ACORDO BILATERAL. ALIANÇA é um COMPROMISSO UNILATERAL, ou seja, Deus está conosco ainda que não estejamos com Ele. Aliança não está atrelada ao desempenho do outro. Independente de qualquer coisa e de nossos resultados, Deus tem uma aliança conosco, e não um contrato! A aliança de Deus é inquebrável e irrevogável.
Partes a serem cumpridas:
1.      Parte de Deus – Deus fez aliança de bênção com Abraão e fez uma aliança de amor com Noé. Deus fez conosco uma aliança de nos abençoar.
2. Parte do Homem – Abraão fez aliança de fé com Deus e Noé de obediência com Deus. Nossa parte é crer e obedecer!
Aliança traz renovo e esperança para nossa vida. Devemos trazer à lembrança que Deus tem uma aliança de amor conosco.
Deus diz em Isaías 34:5 que Ele vem nos salvar. Em Isaías 54:10 diz que ainda que tudo aconteça errado, a fidelidade de Deus não se apartará de nós. Ele é fiel e permanece ao nosso lado. A aliança de paz não será removida
Hebreus 8:6 mostra Jesus como o mediador de uma nova aliança que está confirmada em melhores promessas, uma vez que a aliança antiga feita com os homens falhou. Deus se afastou de nós, porque a antiga aliança foi tida como imperfeita por nossa causa. Não conseguimos cumprir a lei.
Em Hebreus 8:10 entendemos a nova aliança que Deus tem conosco.
Através de Cristo, o perdão foi instituído, já que antes o que havia era expiação dos pecados.
A pastora nos convidou a tomar posse da promessa que Deus declarou sobre nós, a igreja, em II Samuel 23:5:
“Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar”.

 Publicado por: Débora Piano

Nenhum comentário:

Postar um comentário